info roka

30 de abril de 2017

No dia 25 de abril, Raquel Castedo esteve nos Estados Unidos para uma palestra sobre Design Gráfico no Brasil. O evento ocorreu na Maryland Institute College of Art (MICA), em Baltimore. O convite partiu de Ellen Lupton – importante teórica do ramo, diretora do programa de Mestrado em Design Gráfico da MICA e autora de diversos livros e artigos sobre área.

30 de maio de 2016

Dia 27 de maio de 2016, as designers Raquel Castedo e Laura Haffner do Roka Estúdio participaram do evento com a norte-americana Ellen Lupton, autora de diversos livros sobre design. Ela esteve no Brasil na semana passada para divulgação de seus lançamentos pela Editora Gustavo Gili Brasil (GG). Uma série de palestras foram realizadas com a autora em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
Aqui, a palestra ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com organização do Laboratório de Edição Cultura e Design (LEAD), do qual Raquel Castedo também faz parte. O LEAD é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM-UFRGS).
Com o título “Design for Mind and Body”, suas falas abordaram a importância do design na construção de narrativas. “Design é Storytelling”, definiu Lupton, explorando ideias sobre ação, narrativas e experiências, a partir de alguns de seus livros já publicados e outros ainda em processo de escrita.
Ellen Lupton é curadora de design contemporâneo do Cooper Hewitt National Design Museum em Nova York, diretora do Mestrado em Design Gráfico do MICA (Maryland Institute College of Art) em Baltimore e autora de vários livros, incluindo “Tipos na tela” e “Intuição, ação, criação”, ambos editados pela GG.
Para saber mais sobre a autora, acesse: www.elupton.com.

13 de novembro de 2015

Dia 12 de novembro de 2015 foi o lançamento do primeiro livro sobre Assis Hoffmann (1941–2015), fotógrafo que revolucionou o fotojornalismo no Rio Grande do Sul. Das mais de 60 mil imagens de seu acervo, 117 fotografias compõem a publicação, que conta com organização e edição de Cláudia Aragón, design do Roka Estúdio e tratamento de imagens de André Nery.

4 de setembro de 2015

Estamos entre os selecionados para a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG Brasil! O livro “Julio Plaza: Poética | Política”, editado pela Fundação Vera Chaves Barcellos, foi um dos projetos escolhidos para participar da mostra mais importante de design gráfico no Brasil, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, entre 30 de outubro e 08 de novembro de 2015. A exposição reunirá 298 projetos representativos produzidos no Brasil e por designers brasileiros que vivem no exterior, nos últimos dois anos, que se distinguem pelo alto grau de qualidade e inovação. A lista completa dos selecionados pode ser acessada aqui.

18 de agosto de 2015

Estamos orgulhosas com o resultado do livro “Pinacoteca Barão de Santo Ângelo: Catálogo Geral | 1910–2014”. Editado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com design do Roka Estúdio, a publicação em dois volumes apresenta as mais de 1400 obras catalogadas no Acervo Artístico da Pinacoteca. Saiba mais sobre o catálogo na resenha de Paulo Silveira para o site Arte ConTexto.

17 de novembro de 2014

No dia 14 de novembro de 2014, foram divulgados os ganhadores do 5° Prêmio Bornancini da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign), em cerimônia no Salão de Atos da UFRGS. Na categoria “Design Gráfico Visual – Editorial”, ficamos com o primeiro e o segundo lugares pelos livros “Para entender PAI & MÃE” (Editora Projeto) e “Julio Plaza: Poética | Política” (Fundação Vera Chaves Barcellos), respectivamente.

13 de outubro de 2014

Estamos comemorando os resultados do PRÊMIO COLUNISTAS DE DESIGN RIO GRANDE DO SUL 2014! O estúdio acaba de receber três reconhecimentos: dois para projetos na área de Branding e Design Corporativo, realizados para a Fundação Vera Chaves Barcellos, e um Grande Prêmio. Na categoria “Marca, Símbolo Gráfico ou Logotipo”, conquistamos uma medalha de prata pelo projeto da exposição Fotografia Transversa. Na categoria “Capa de Livro ou Caderno”, ganhamos outra prata pelo livro Julio Plaza: Poética | Política. Raquel Castedo, diretora do Roka, ficou com o Grande Prêmio de Empresária de Design do Ano. Agradecemos a todos do Prêmio Colunistas RS, aos clientes e parceiros que nos prestigiam e fazem parte do dia a dia do nosso trabalho!

1 de abril de 2014

Entre 05 de abril e 20 de julho de 2014, estará em exibição na Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) a mostra “Fotografia Transversa” com identidade visual desenvolvida pelo Roka Estúdio. Como sugere o título, a exposição problematiza a condição da imagem fotográfica contemporânea, tratando da sua busca por uma transversalidade da linguagem (das suas intenções estéticas e semânticas). Com curadoria de Adolfo Montejo Navas, são apresentadas obras de mais de 30 artistas, entre brasileiros, latino-americanos e europeus. Neste sábado, dia da abertura, haverá transporte especial gratuito (Porto Alegre – Viamão – Porto Alegre), com saídas em frente ao Theatro São Pedro (Praça da Matriz – Centro). Maiores informações em www.fvcb.com, ou pelo telefone (51) 3228.1445.

27 de novembro de 2013

Dia 26 e novembro foi inaugurada no Santander Cultural de Porto Alegre a exposição “A História do Natal – origem, símbolos e tradições”, com identidade visual criada pelo Roka Estúdio. Seis cenários montados pela produtora 057 Comunicações Visuais no Grande Hall do prédio, uma área de 430 m², contam a história de símbolos e tradições da noite de 25 de dezembro em todo o mundo. A programação paralela à mostra tem cinema, música e oficinas criativas, com inscrições gratuitas. Aberta até 5 de janeiro de 2014.

6 de agosto de 2013

No dia 30 de julho, no Pequeno Auditório do MASP em São Paulo, ocorreu o lançamento do livro Julio Plaza: Poética | Política, o primeiro editado no Brasil sobre o artista espanhol. Produzido pela Fundação Vera Chaves Barcellos e financiado pelo projeto Conexão Artes Visuais Minc/Funarte/Petrobras 2012, a publicação tem design assinado pelo Roka Estúdio. A edição traz textos de Vera Chaves Barcellos, Regina Silveira, Cristina Freire, Augusto de Campos, Ignacio Gómez de Liaño e Alexandre Dias Ramos, além de um artigo assinado pelo próprio Julio Plaza.

Próxima página »