info roka

7 de outubro de 2012

Dois projetos recentes do Roka Estúdio levaram mais uma vez o Prêmio Colunistas de Design Rio Grande do Sul. Na área de “Branding e Design Corporativo”, categoria “Papelaria”, o Roka ganhou o bronze pelo projeto da recém lançada empresa Bastidores do Evento. Já na categoria “Material Técnico ou Informativo”, o Catálogo de 20 anos da Editora Projeto recebeu a prata. Outro destaque foi a premiação dada à diretora e designer do Roka, Raquel Castedo, agraciada com o prêmio Empresária de Design do Ano.

OS PROJETOS PREMIADOS
Bastidores do Evento

O projeto incluiu a criação de identidade visual e aplicação em materiais institucionais da empresa que estava sendo lançada no mercado audiovisual, focada na cobertura das etapas que antecedem o grande dia de um evento. A marca mescla os estilos tradicional e contemporâneo, e é composta de uma tipografia minimalista e elegante, e de um símbolo criado à semelhança dos antigos lacres de cera utilizados para fechar envelopes com documentos oficiais.

Catálogo de 20 anos da Editora Projeto
O design da publicação foi inspirado no material gráfico de cada um dos mais de 90 títulos editados ao longo dos 20 anos da empresa. O catálogo apresenta a memória da editora contada pelas histórias dos livros por ela editados. Para a criação do projeto gráfico, foram utilizadas as cores da empresa como base para as páginas, e fundos azuis com texturas que repetiam o contorno de elementos gráficos marcantes de cada publicação. Já para os textos, o Roka desenvolveu estilos gráficos para cada elemento, facilitando a orientação dos leitores em meio à diversidade de estímulos visuais.